Diretor palestino vencedor do Oscar é agredido e detido por forças israelenses
- ucivaldomatias
- 24 de mar.
- 2 min de leitura

Documentarista palestino Hamdan Ballal é atacado por colonos israelenses e levado pelo exército de Israel
O documentarista palestino Hamdan Ballal foi atacado por um grupo de colonos israelenses mascarados na tarde de hoje, no vilarejo de Susiya, na Cisjordânia.
Após a agressão, ele foi levado por soldados do exército de Israel e, desde então, seu paradeiro permanece desconhecido.
Ataque violento e desaparecimento
De acordo com o israelense Yuval Abraham, colega de Ballal, entre 10 e 20 colonos encapuzados espancaram o documentarista.
Mesmo ferido e sangrando, soldados entraram na ambulância que ele havia chamado e o prenderam. Familiares e colegas afirmam não ter mais informações sobre ele desde então.
Testemunhas relatam destruição
Ativistas judeus-americanos que presenciaram o ataque relataram ao jornal The Guardian que os colonos não apenas agrediram Ballal, mas também atacaram palestinos com pedras e destruíram um tanque de água próximo à casa do documentarista.
Além disso, vandalizaram seu carro, quebrando vidros e para-brisa, além de cortarem um dos pneus.
Exército de Israel confirma prisões
O jornal Haaretz divulgou um comunicado das Forças de Defesa de Israel (FDI), no qual os militares alegam que "vários terroristas atiraram pedras em cidadãos israelenses, danificando veículos".
Segundo as FDI, houve "arremesso mútuo de pedras" e quatro pessoas foram detidas para interrogatório – três palestinos e um israelense.
O exército, no entanto, nega que alguém tenha sido preso dentro de uma ambulância e não divulgou o paradeiro dos detidos.
Vídeo registra o ataque
Imagens captadas pela câmera do carro de Hamdan Ballal mostram o momento em que os colonos, com os rostos cobertos, lançam pedras contra o veículo do documentarista.
Diretor premiado no Oscar
Ballal é um dos diretores de Sem Chão, documentário vencedor do Oscar deste ano. O filme, produzido por israelenses e palestinos, denuncia a destruição da região de Masafer Yatta por tropas israelenses na Cisjordânia ocupada.
No Brasil, Sem Chão está em cartaz nos cinemas e disponível para aluguel ou compra em plataformas digitais.







Comentários