Impacto no futebol: FIFA exclui o León, do México, do Mundial de Clubes 2025
- ucivaldomatias
- 21 de mar.
- 2 min de leitura

A entidade máxima do futebol emitiu um comunicado explicando as razões da decisão.
FIFA exclui o Club León do Mundial de Clubes 2025 por violar regra sobre multipropriedade
O Mundial de Clubes 2025 terá início no próximo 14 de junho, com o confronto entre Inter Miami e Al Ahly SC, do Egito, no Hard Rock Stadium, nos Estados Unidos.
No entanto, o torneio, que reúne 32 equipes e é organizado pela FIFA, sofrerá uma baixa de última hora com a exclusão do Club León, do México.
De acordo com comunicado divulgado pela entidade máxima do futebol mundial, o clube mexicano foi excluído do Mundial por violar as regras relativas à multipropriedade de equipes participantes.
A decisão ocorre após a abertura de um processo disciplinar contra o León e o Pachuca, dois clubes mexicanos pertencentes ao mesmo proprietário, o Grupo Pachuca.
A Comissão de Apelação da FIFA decidiu pela exclusão do León da competição internacional, clube sediado em Guanajuato.
Embora ainda não esteja definido quem substituirá o León, alguns clubes surgem como candidatos com base no sistema de ranking: América, do México; Philadelphia Union, da MLS; Los Angeles Galaxy; e Alajuelense, da Costa Rica, que já entrou com recurso no TAS (Tribunal Arbitral do Esporte).
O comunicado oficial da FIFA explica:
"Após a abertura do processo disciplinar contra o CF Pachuca e o Club León, o presidente da Comissão Disciplinar da FIFA decidiu encaminhar o caso diretamente à Comissão de Apelação da FIFA, conforme o artigo 56.3 do Código Disciplinar da FIFA."
A exclusão do Club León marca uma reviravolta inesperada no torneio, que promete emoções fortes desde a sua estreia.







Comentários