"Lula nomeia advogada de Gleisi para ministra do STM, tornando-a a segunda mulher na história da corte militar"
- ucivaldomatias
- 9 de mar.
- 1 min de leitura

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em
A escolha foi feita no Dia Internacional da Mulher e divulgada no Diário Oficial da União.
A indicação também foi compartilhada em uma foto que mostra o presidente Lula ao lado de Verônica, da primeira-dama Janja da Silva e da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PR).
Para ser efetivada no carro
Com 40 anos, Verônica Sterman atuou como advogada da senadora Gleisi Hoffmann e do ex-ministro Paulo Bernardo em processos relacionados à Lava Jato.
Ela também defendeu o vice-presidente
No ano passado, com o apoio de Gleisi e Alckmin, Sterman foi cotada para uma vaga no Tribunal Regional Federal da Terceira Região (TRF-3), mas seu nome foi preterido por Lula, que optou pelo advogado Marcos Moreira de Carvalho, após apelos do ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), e de sindicalistas.
A vaga que Verônica ocupará no STM será a de civil, que será aberta em abril com a aposentadoria do ministro José Coêlho Ferreira, aos 75 anos. O STM é composto por 15 ministros, sendo cinco civis e dez militares (divididos entre Exército, Marinha e Aeronáutica).
O tribunal é responsável por julgar crimes militares cometidos por membros das Forças Armadas ou civis.
A indicação de Verônica Sterman acontece no mesmo período em que a ministra Maria Elizabeth Rocha, a primeira mulher a compor o STM, foi eleita para a presidência da corte. Maria Elizabeth Rocha foi indicada por Lula em 2007 e, desde então, tem defendido maior presença feminina nos tribunais superiores.







Comentários